Na terça-feira(11), aconteceu, em Santos, o evento “Diálogo ampliado gestão e sociedade civil da baixada santista” dentro do projeto “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!”. O projeto do Foaesp tem apoio do Fundo Positivo.
Profissionais da saúde, gestores dos municípios de Santos, São Vicente, Bertioga e Itanhaém, representante do Hospital Guilherme Álvaro, pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) e representantes do Foaesp, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) e do Gapa Santos estiveram reunidos e trocaram informações sobre os desafios do enfrentamento da epidemia de HIV/aids.
Fabiana Oliveira, do MNCP, explicou que foram discutidos temas como estratégias de prevenção combinada do HIV, vulnerabilidades das PVHA, e a importância de ações intersetoriais na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/aids nas escolas e na assistência social. “É preciso fortalecer o ativismo nestes municípios e sempre manter o diálogo entre gestores e sociedade civil”, disse.
O projeto “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!” tem como objetivo realizar ações estratégicas para a efetivação da prevenção combinada contribuindo no enfrentamento da epidemia de HIV/aids.
A prevenção combinada é uma estratégia que associa diferentes possibilidades de escolher a prevenção do HIV, como o uso de preservativos interno e externo e novas estratégias, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).