Aconteceu nesta sexta (4), a reunião ordinária do Foaesp, com a presença dos representantes das Ongs associadas e do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. Entre os temas discutidos, a análise de conjuntura pós eleições e os preparativos para o 1º de dezembro.
Na próxima semana, entre os dias 8 e 10, será realizado em Barretos o evento “Diálogo ampliado: fortalecendo a prevenção combinada do HIV” reunindo gestores, profissionais da saúde, Ongs, pessoas vivendo com HIV/aids e lideranças comunitárias, para troca de experiências e desafios no enfrentamento da epidemia de HIV/aids. O evento é parte do projeto do Foaesp “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!”, com apoio do Fundo Positivo.
Representantes das Ongs associadas relataram as atividades que serão realizadas no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e também foram debatidas ideias para a realização do ato do dia 1º de dezembro na capital paulista.
A Ong Terra das Andorinhas informou o andamento do “Projeto Advocacy em Saúde – uma jornada com as privadas de liberdade”, com apoio da Gilead, e que neste mês serão feitos mais de quatro mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C nesta população.
Os participantes também fizeram uma análise de conjuntura após o resultado das eleições de 2022, sobre os cortes orçamentários anunciados para 2023, as articulações das transições federal e estadual, e os desafios das políticas de aids no país.
Sobre a grade de medicamentos e insumos de prevenção, a representante do Programa de DST/aids do estado de São Paulo afirmou que os insumos foram recebidos normalmente, com exceção do gel lubrificante, situação que tem se repetido nos últimos anos.
Estão acontecendo alguns problemas na distribuição de medicamentos, alguns que são usados em crianças e, principalmente, a lamivudina. No começo de outubro, o Foaesp enviou ofício ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS) questionando sobre a falta deste medicamento.
Em sua fala, Maria Clara Gianna, do Programa de DST/aids do estado de São Paulo, retomou o tema apresentado na reunião comemorativa dos 25 anos do Foaesp, falou sobre ações de prevenção e sobre tratamento. Ela contou sobre campanhas, como a Fique Sabendo, e, sobre metas, como acabar com a transmissão vertical e ampliar a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), por exemplo. Outros temas abordados foram as situações de monkeypox, sífilis e tuberculose.
A próxima reunião do Foaesp acontecerá no dia 16 de dezembro.