O projeto do Foaesp “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher”, com apoio do Fundo Positivo, realizou a ação “Diálogo Ampliado: Fortalecendo a Prevenção Combinada do HIV” no município de Barretos.
O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro e reuniu 51 profissionais da linha de frente no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), divididos em três turmas. Estiveram presentes servidores do Serviço de Atenção Especializada (SAE) HIV/aids Casa Rosa, SAE Hepatite, TB e Hanseníase, Unidades Básicas de Saúde, Grupo de Vigilância Epidemiológica, Casa do Idoso e Hospital do Amor.
Fabiana Oliveira, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, destacou a importância do bom acolhimento das populações chave e prioritária nos serviços públicos e a necessidade do acesso dessa população à informação e às estratégias de prevenção combinada. “Outro destaque diz respeito às intervenções estruturais que influenciam na vulnerabilidade das pessoas, como estigma, preconceito, racismo, violência e outras situações que anulam os direitos e a dignidade das pessoas”, observou.
A coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/aids de Barretos, Cecília de Assis Marques dos Reis, ressalta a importância de eventos como o “Diálogo Ampliado”, já que os profissionais muitas vezes não têm oportunidade de participar de oficinas e rodas de conversas deste tipo. “Eu pude ver e sentir a satisfação dos profissionais de poderem saber um pouco mais sobre o atendimento, o acolhimento, não só especificamente o acolhimento às pessoas que vivem com HIV/aids, que foi o foco, mas o acolhimento de todas os usuários do SUS”, afirmou.
Cecília Reis agradeceu ao Foaesp e a presença das Cidadãs Posithivas na ação, e quer que o evento se repita no ano que vem. De acordo com a coordenadora, “a discussão foi muito rica, de muita importância, fico feliz que Barretos tenha tido essa oportunidade e quero que voltem em 2023, para que os profissionais que não puderam participar também tenham a oportunidade”.
O projeto “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!” tem como objetivo realizar ações estratégicas para a efetivação da prevenção combinada contribuindo no enfrentamento da epidemia de HIV/aids.
A prevenção combinada é uma estratégia que associa diferentes possibilidades de escolher a prevenção do HIV, como o uso de preservativos interno e externo e novas estratégias, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).