O Instituto Vida Nova, associado do Foaesp, recebeu na última quarta-feira (23) o Selo Paulista da Diversidade do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na cerimônia, estiveram presentes o presidente da instituição e algumas educadoras.
A premiação foi na categoria Adesão, para organizações que estão em fase de planejamento e implementação de sua política de diversidade. Entre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Vida Nova, é possível destacar o TransPrevenção, o Close Certo, o Se Joga Na Conversa e o Jovem Gay.
“Desde 2016, o Instituto Vida Nova iniciou aproximação e execução de atividades e projetos para a população de pessoas transgêneros, e sabíamos que seria um grande desafio. Hoje, tenho a certeza de que valeu a pena investir nessa equipe de educadoras, comprometidas, e que vestem a camisa do Instituto Vida Nova, e vejo também o crescimento de cada uma delas”, disse Jorge Eduardo, presidente do Instituto Vida Nova.
Presente à cerimônia, a educadora Kamilla Joy falou da alegria em receber o prêmio. “É honroso representar o Instituto Vida Nova, ser premiado por executar projetos voltando à diversidade. Vai além do prêmio em si, é uma certeza que todo trabalho árduo está fazendo sentindo. Estar presente nesse espaço público com um evento voltado à diversidade, me transmite alegria e esperança de um futuro melhor. Parabéns Instituto Vida Nova!”
A educadora Soraya Conceição pontuou sobre a importância do prêmio. “O Instituto Vida Nova merece, e pode mostrar seus imensos valores através de seus projetos em prol da diversidade LGBT+. Estar em uma premiação tão importante faz com que nosso trabalho seja cada vez mais motivador e produtivo. É com orgulho nossa participação e, com certeza, faz a diferença e mostra que vale a pena investir em projetos que abracem a diversidade”.
O evento tem como principal objetivo reconhecer organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, com ações para pessoas imigrantes ou em situação de refúgio, pessoa idosa, pessoa com deficiência, pessoas com HIV/Aids, entre outros grupos. No total, 36 organizações receberam o selo na categoria Adesão.

Veja o vídeo.
*Com informações do Instituto Vida Nova