O Ministério da Saúde lançou hoje, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, campanha nacional que reforça a prevenção entre HIV/aids principalmente entre jovens. Na ocasião, também foi divulgado o Boletim Epidemiológico HIV/aids 2022. Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve presente na solenidade.
O tema da campanha deste ano é “Quanto mais combinado, melhor!” e tem como objetivo promover a conscientização e informar sobre as formas de se proteger e prevenir a infecção.
Rodrigo Pinheiro destacou que é preciso pensar no futuro, e que a condução de Gerson Pereira à frente do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções foi desafiadora, diante do que foi oferecido pelo atual governo federal.
Pinheiro ressaltou que são muitos os desafios para a próxima gestão, pois nesta, por exemplo, não houve a incorporação de novos medicamentos e houve falta de gel lubrificante, por uma questão ideológica”, disse.
O presidente do Foaesp também afirmou a necessidade do fortalecimento dos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs), e que é preciso lutar contra os cortes orçamentários para 2023, anunciados pelo governo federal. Os cortes afetarão a compra de insumos e testes, por exemplo, causando retrocessos na resposta à epidemia de HIV/aids.

Foto: Júlia Prado/MS