*Matéria publicada originalmente na Agência de Notícias da Aids
Emoção, solidariedade, compromisso e promessa de um futuro melhor. Não faltaram bons ingredientes no lançamento do marco zero das futuras instalações do Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Com a presença do Secretário de Estado da Saúde, dr. Jean Gorinchteyn, e do diretor regional do Senac São Paulo, Luiz Salgado, o evento de lançamento, na última quarta-feira (30), reuniu nas dependências do hospital diferentes autoridades, gestores, familiares, profissionais da comunicação e ativistas. Todos puderam acompanhar o descerramento da placa fundamental do Centro, que será instalado em um prédio anexo ao Ambulatório do hospital.
A iniciativa deverá beneficiar pacientes com HIV que tiverem indicação de reabilitação. O projeto é uma parceria entre o hospital, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Agência de Notícias da Aids e seus apoiadores. A agência tem a intenção de buscar junto a parceiros da iniciativa privada apoio para compra de equipamentos de reabilitação, como esteiras, aparelhos de ultrassom, estação de musculação, pranchas e barras paralelas, entre outros. Já o hospital cederá uma área de 1.000 metros quadrados.
O tradutor Sérgio Tardelli, que morreu em novembro de 1994, é o homenageado e dará nome ao Centro de Reabilitação. Ele foi um dos precursores na conquista pelo direito de ser atendido pelos planos de saúde como paciente de HIV, após mover na Justiça uma ação que acabou beneficiando todos os demais pacientes.
A jornalista Roseli Tardelli, sua irmã, fundou a Agência de Notícias da Aids quase dez anos depois, em 2003, para dar visibilidade ao tema e contribuir com a disseminação de informações sobre HIV/aids, fortalecer as ONGs e combater o preconceito. Anteriormente, ela já havia criado um Centro de Reabilitação para pessoas carentes vivendo com HIV em um de seus próprios imóveis. “Essa homenagem do Emílio é mais uma conquista na luta pela dignidade das pessoas vivendo com HIV/aids”, afirma Roseli.
Foto: Felipe Silva