Sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, fez homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta sexta-feira (2). O evento, coordenado pela deputada federal Érika Kokay, contou com a presença de Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp.
Lembrando do início do movimento de luta contra o HIV/aids, e enfatizando que seu surgimento se deu por conta da mobilização da sociedade civil, que “nasceu com muita força, e de uma compreensão da sociedade de que era preciso que o Estado assumisse as suas responsabilidades”, a deputada Érika Kokay destacou a importância da luta, e que é preciso vontade política e orçamento para o enfrentamento.
Em sua fala, Rodrigo Pinheiro pontuou sobre a importância das ações do Dezembro Vermelho no movimento de luta contra o HIV/aids, já que dão visibilidade às atividades de enfrentamento da epidemia de HIV/aids, que continua sendo um problema de saúde pública.
Pinheiro ressaltou ainda a importância da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/aids e Hepatites Virais, e lembrou de demanda surgida na sessão solene do ano passado, que é a questão de políticas públicas para aids e deficiência. O Ministério da Saúde não dispõe de dados sobre pessoas com deficiências que vivem com HIV/aids.
O presidente do Foaesp pontuou sobre os muitos desafios para o futuro no enfrentamento da epidemia de HIV/aids, e deu à deputada documento político propositivo, que também foi entregue para a equipe de transição do novo governo federal. 
Pinheiro lembrou que nos últimos anos, por exemplo, o Ministério da Saúde não comprou e não distribuiu gel lubrificante, provavelmente por questão ideológica. “A gente espera que no próximo governo a gente possa recuperar os retrocessos que tivemos e avançar nas respostas do enfrentamento da epidemia de HIV/aids”, concluiu.

Veja a sessão na íntegra.