Organizações não governamentais de base comunitária membros da Rede Lusófona da Coalition Plus, entre elas o Foaesp, enviaram apelo a chefes de estado e ao Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o reforço da Cooperação Lusófona em Saúde.
No documento, as entidades consideram que está em risco em países lusófonos o cumprimento do 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que prevê o fim das epidemias de HIV/aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis. O texto também apela para o reforço, com recursos econômicos, humanos e técnicos, da cooperação lusófona na área da saúde.
O documento foi enviado para chefes de estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. No Brasil, o Foaesp enviou também o documento para a equipe de transição para o novo governo federal.
Veja o relatório da Semana Internacional do Teste, de 21 a 28 de novembro de 2022, produzido pela Rede Lusófona. No Brasil, fazem parte da iniciativa o Foaesp, o Fórum Ong/aids do Rio Grande do Sul (Foars) e a Terra das Andorinhas.