O Ministério da Saúde lançou hoje (17) a campanha do carnaval 2023 para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Com o tema “Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral”, a campanha conta com filme, conteúdo em redes sociais e peças em locais de grande circulação.
A campanha ressalta que o carnaval voltou, e é hora de celebrar a volta da alegria, do amor, da diversidade e do respeito, mas com responsabilidade.
Em declaração na coletiva para a imprensa do lançamento da campanha, Nísia Trindade, ministra da Saúde, afirmou que “é também uma campanha voltada para prestigiar essa festa popular maravilhosa, que tanto engrandece nosso país, mas ao mesmo tempo chamar atenção para a proteção, o uso da camisinha e para maior informação. Não só sobre a Aids, não só sobre a infecção por HIV, mas sobre [todas] as infecções sexualmente transmissíveis”.
Sobre a volta do carnaval, a ministra destacou que a festa ainda acontece em momento de pandemia de Covid-19, muitas pessoas ainda não tomaram todas as doses da vacina, e que é importante procurar uma unidade de saúde para completar a imunização. “Ainda continuamos na pandemia, mas graças à proteção das vacinas é possível brincar, se divertir com toda a amorosidade que existe no carnaval”, pontuou.
Na campanha, também foi ajustada a nomenclatura dos preservativos, antes masculinos e femininos, agora externos e internos.
Veja o filme da campanha.