Hoje (10), aconteceu reunião ordinária do Foaesp, com a participação de diversas Ongs associadas e também de representantes do Programa de DST/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na pauta, a devolutiva de diversas reuniões de representações.
Sobre a reunião de apresentação do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, os representantes do Foaesp demonstraram preocupação com alguns pontos, como o direcionamento de financiamento de projetos para ações de testagem.
Ressaltando que são fundamentais as ações de testagem para diagnóstico precoce, os participantes afirmam que, para além dessas ações, é necessária estrutura para o acolhimento das pessoas em serviços especializados. 
Além disso, para a implementação de ações, é preciso mais diálogo com a sociedade civil e também melhora nas ações de comunicação.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, contou sobre a reunião realizada com a Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório farmacêutico público do estado de São Paulo. No encontro, foram discutidos temas como a produção e a ampliação da produção de alguns medicamentos importantes para a manutenção da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/aids.
Pinheiro também pontuou sobre as articulações da Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/aids e da agenda em Brasília, que contou com diversas reuniões e também com articulações para a reformulação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais.
Outro ponto discutido, inclusive com os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids, foi a reunião do GT OG/ONG, com diversas questões sobre direcionamento nos editais de financiamento. Os representantes da gestão pediram desculpas por qualquer mal-entendido e que não há direcionamento.
O programa estadual de IST/HIV/aids também apresentou a situação da grade de medicamentos, com algumas alterações pontuais, afirmando também que houve sinalização do Ministério da Saúde para a compra de gel lubrificante em um futuro próximo, após anos sem comprar.
No final, os participantes da reunião falaram sobre a perda de Jorge Beloqui, importante ativista e colaborador do Foaesp, que faleceu nesta semana, na Argentina. Jorge Beloqui, presente!