Nesta quinta, Rosa Alencar, do Centro de Referência e Treinamento DST/aids de São Paulo, realizou reunião online com o Foaesp e representantes de Organizações Não-governamentais para esclarecimentos sobre a vacinação contra mpox, que tem pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) como público-alvo.
A vacina já está disponível na capital e em alguns municípios e nos próximos dias estará disponível em todo o estado. De acordo com a especialista, a ação de vacinação gradual tem como público-alvo de pré-exposição homens cis, travestis e mulheres trans maiores de 18 anos que vivem com HIV/aids e têm valores de CD4 menores que 200. Também serão vacinados profissionais de laboratório que fazem manipulação das amostras. Na pós-exposição, também poderão ser vacinadas pessoas na capital que tiveram contato direto com infectados.
A doença teve seu pico em 2022, e o atual cenário epidemiológico, tanto no Brasil quanto no mundo, registra uma queda importante no número de casos. A situação é favorável à vacinação, sendo de fundamental importância, pois o cenário pode recrudescer.
A prioridade foi definida pelo Ministério da Saúde para a população mais vulnerável, devido à quantidade disponível dos imunizantes. Só há um fabricante da vacina no mundo e o público-alvo escolhido é o que poderá mais se beneficiar da vacina contra a mpox.
O município de São Paulo foi o que mais registrou casos no Brasil. Foram 15 óbitos em todo o país, três no estado. A maioria das pessoas infectadas que evoluíram para o agravamento da doença e vieram a óbito são PVHA.
Na capital, as vacinas estão disponíveis no CRT-DST/aids, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs). As pessoas devem procurar os locais onde já fazem o acompanhamento.
Os municípios definem onde estarão disponíveis a vacina, que são aplicadas em duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira. Em caso de dúvida, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Mais informações no documento técnico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.