Na manhã de hoje (13), aconteceu reunião ordinária do Foaesp, com a participação de várias Ongs associadas e também do representante do Programa de DST/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O Workshop de Marketing para as Organizações Não-governamentais promovido pelo Foaesp foi um dos temas de destaque. A primeira atividade aconteceu no fim do mês de março, a devolutiva dos participantes foi bastante positiva e a próxima atividade será ainda em abril. O Foaesp espera que haja mais participação dos representantes das Ongs neste próximo.
Outro ponto discutido foi a resposta do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde, após o Foaesp demonstrar preocupação com o direcionamento de financiamento de projetos para ações de testagem após encontro anterior. Entre as devolutivas, o departamento afirmou que se articula para a recomposição de importantes espaços de controle social extintos no governo anterior. 
Carla Diana, vice-presidente do Foaesp, comunicou o ofício recebido pelo Foaesp informando da desfiliação da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids (RNP+) da Articulação Nacional de Luta contra o HIV/aids (Anaids), e da RNP+ São Paulo do Foaesp. O Foaesp vai solicitar à RNP+ um email de contato para eventuais informações que possam ser solicitadas ao Fórum sobre a Rede.
Foi informado aos participantes que em outubro acontecerá em Santa Catarina o XIV Congresso da Sociedade Brasileira de DST, o X Congresso Brasileiro de Aids e o V Congresso Latino Americano de DST/HIV/aids. 
A mudança nos critérios de participação em eventos dos representantes das Ongs associadas foi debatida durante o encontro. As Ongs receberão orientações e poderão indicar sugestões para que sejam feitas modificações nos critérios.
O Projeto Bem me Quer divulgou a realização do seminário que acontece no próximo dia 28, “Minha Quebrada Prevenida”, que tem como foco jovens em situação de vulnerabilidade. Ainda estão abertas as inscrições para o evento.
O Grupo Pela Vidda informou que em breve ocorrerá cerimônia de formatura da turma de participantes do projeto Transcidadania.
A Ong Arco-íris de Ribeirão Preto detalhou projeto de pesquisa que contará com participantes de todo o Brasil, com foco em DST/aids e na saúde do homem gay.
O representante do Programa de DST/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Dantas, fez uma atualização sobre a grade de medicamentos, com algumas alterações pontuais que deverão ser resolvidas até o fim do mês, mesma data da distribuição de hormônios. Haverá novo pregão estadual para compra de gel lubrificante, pois ainda não houve regularização da compra pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer em breve. Alguns participantes pontuaram sobre a má qualidade do preservativo interno distribuído.
Sobre a implementação do acordo de cooperação técnica entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi sugerida a marcação de uma reunião com representantes da nova gestão estadual, já que o acordo com firmado na gestão passada.
Sobre a efetivação da lei que criminaliza a discriminação contra pessoas que vivem com HIV/aids no estado, Dantas pontuou que está em articulação com representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Outro ponto também é a discussão da saúde das pessoas privadas de liberdade.