O Foaesp lamenta a perda de Lair Guerra de Macedo, pioneira no enfrentamento do HIV/aids, e presta solidariedade a amigos e familiares. A biomédica piauiense faleceu nesta quarta-feira (13), aos 80 anos, vítima de pneumonia. Ela estava internada desde o início do ano em um hospital em Brasília (DF). 
Lair Guerra de Macedo foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de DST/aids do Ministério da Saúde, em 1986. Em 2004, a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical a indicou para o Prêmio Nobel da Paz.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que Lair Guerra foi “pioneira na construção de políticas públicas no Brasil para o enfrentamento da aids” e que, sob sua coordenação, “surgiram as campanhas nacionais de rádio, televisão e mídia impressa para informar a população e qualificar profissionais para o combate às DST/aids”.
Eduardo Barbosa, do Grupo Pela Vidda e do Centro de Referência da Diversidade (CRD) Brunna Valim, destaca a importância de Lair Guerra:
“Conheci Lair Guerra logo após meu diagnóstico, em 1994. Antes, eu já a conhecia pelo trabalho que ela executava. Acompanhei muito de perto a trajetória dela, e estava no congresso de infectologia no Recife, em 1996, quando ela se acidentou. (Lair Guerra sofreu um acidente automobilístico durante o congresso em Pernambuco, em 1996, que deixou sequelas para o resto de sua vida). Ela era extremamente inteligente e comprometida, foi pioneira na coordenação do departamento, na construção de políticas e na resposta pública para o enfrentamento do HIV/aids. Uma pessoa sem preconceitos e sem discriminação, e que lutou sempre pelos direitos humanos e pelos princípios do SUS, para que todos tivessem acesso universal e equitativo à saúde. Lair Guerra lutou contra a epidemia no país e proporcionou a possibilidade de continuarmos vivos até hoje”.
Foto: Arquivo pessoal