Está aberta chamada pública para o preenchimento de vagas para pessoas entrevistadoras para a pesquisa Stigma Index Brasil 2024, iniciativa da Ong Gestos e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids). “Formação de Pessoas Entrevistadoras para o Stigma Index Brasil 2024 – Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS” ocorrerá em duas etapas.
São vagas para sete capitais brasileiras: Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em São Paulo, são seis vagas, com um curso de formação na primeira etapa e, na segunda, a atuação como pessoas entrevistadoras da pesquisa.
As vagas são para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) que atuarão nessa pesquisa de base comunitária que, desde 2015, tem sido importante no combate ao estigma e à discriminação.
Jô Meneses, coordenadora de Programas Institucionais da Gestos, destaca a importância de PVHA entrevistarem PVHA, sendo possível descrever o grau e as formas de estigma e discriminação enfrentados por essa população em diferentes regiões do país. 
A pesquisa “nos possibilita avaliar as políticas existentes e como podemos transformá-las para que façam a diferença na vida das pessoas que vivem com HIV e AIDS”, explica.
Mais informações no site do Unaids.
Veja o edital.