O Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo (PE IST/Aids-SP) lançou seu Plano Estratégico 2024/2027. De acordo com a publicação, o Plano Estratégico “traz em seu conteúdo a Missão, Visão, Valores, Princípios, Diretriz, Objetivos e Estratégias do PE IST/Aids-SP para os próximos quatro anos.
O Plano “é o documento norteador para os municípios qualificados na política de incentivo elaborarem o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde e a Programação Anual para às IST/Aids, sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita e a saúde integral para população trans”.
Ainda de acordo com o documento, “a sincronização das ações planejadas em todos estes Planos e Programações possibilita uma resposta articulada para alcançar os objetivos do Plano Estratégico do PE IST/Aids-SP”.
O documento traz o cenário epidemiológico das doenças no estado. Sobre HIV/aids, “ressalta-se a necessidade de implementar as ações de prevenção da infecção pelo HIV, particularmente para o público jovem, ainda com mais ênfase entre homens que fazem sexo com homens, travestis, mulheres trans e profissionais do sexo, assim como a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento das IST e ampliação da testagem para o HIV”.
O Plano Estratégico traz o resultado da pesquisa “Fatores de discriminação de populações vulneráveis ao HIV/AIDS no estado de São Paulo” e o diagnóstico situacional do “Programa de Qualificação em Boas Práticas em HIV/Aids”.
Entre os objetivos do Programa Estadual de IST/aids de São Paulo estão: Eliminar a Aids como problema de saúde pública; Reduzir novas infecções e morbimortalidade por IST/HIV; Reduzir a discriminação por HIV/Aids; Reduzir a sífilis congênita; Manter a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV do estado de São Paulo.
O Plano Estratégico também lista as metas para o Programa Estadual até dezembro de 2027.
Veja o documento na íntegra.