Na tarde de quinta-feira (14), aconteceu, de forma híbrida, a reunião ordinária do Foaesp, com a presença de representantes de diversas Organizações Não-governamentais (Ongs) associadas e também de representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids. Entre os temas debatidos, projeto de lei de prevenção para jovens e adolescentes aprovado, Enong, 1º de dezembro e ações de testagem.
Lia Mussi, representante da Terra das Andorinhas, reportou que houve ação de testagem rápida na Penitenciária Feminina de Campinas e que sete testes, em um total de 258, foram reagentes para HIV. A informação do alto número de testes reagentes e as dificuldades de acesso à Unidade Básica de Saúde próxima foram relatados aos representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids.
Betinho Pereira, do Instituto Bem-me-quer convidou para as festividades dos 28 anos da instituição, que acontecerá no dia 29 de novembro.
O Instituto Cultural Barong, representado por Margarete Preto, comunicou que vai participar das paradas de orgulho LGBT+ dos municípios de Poá, no dia 24, e de Franco da Rocha, no dia 1º de dezembro.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, destacou a adesão do Brasil à Recomendação da Organização Internacional do Trabalho para combate ao HIV/aids no mundo do trabalho.
Pinheiro também ressaltou a aprovação do projeto de lei 1905/2017 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O projeto cria políticas de prevenção para adolescentes e jovens às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/aids. O projeto de lei foi elaborado pelo Foaesp junto com as áreas temáticas de HIV/aids, tuberculose e hepatites virais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Na reunião, também foram pensadas ações para o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids apresentaram a grade de medicamentos e, mais uma vez, há dificuldades na dispensação dos medicamentos pediátricos, problema que persiste há meses. A SES/SP e o MS tentam resolver a situação.
Durante o encontro, foi acordado que os participantes do Encontro Nacional das Ongs/aids (Enong), que acontece em dezembro em Duque de Caxias (RJ), farão uma conversa prévia para alinharem propostas e indicações de representações.
Também foi proposto que as decisões tomadas em reuniões da Articulação Nacional de Aids (Anaids) sejam mais prontamente partilhadas com o coletivo.
A próxima reunião ordinária do Foaesp acontecerá no dia 19 de dezembro, às 14 horas, também em formato híbrido.