A Rede Lusófona de Saúde Comunitária da Coalition Plus, iniciativa presente em mais de 50 países e que reúne cerca de 100 associações de base comunitária para o fortalecimento da resposta às epidemias de HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose, divulgou relatório da Semana Internacional do Teste 2024.
De 18 a 24 de dezembro de 2024, as organizações membro e parceiras da Rede Lusófona juntaram-se à iniciativa promovida pela Coalition PLUS e organizaram mais uma Semana Internacional do Teste em Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com a disponibilização do teste rápido para o HIV, hepatite B/C e sífilis.
Foi o quinto ano consecutivo da iniciativa. No total foram realizados 10.635 testes, em mais de quatro mil sessões de rastreio, em 55 locais.
No Brasil, numa parceria do FOAESP e da OSCIP Terra das Andorinhas, as ações foram realizadas com a população privada de liberdade, no município de Campinas, interior do Estado de São Paulo. As atividades aconteceram na Penitenciaria Feminina de Campinas e no Centro de Progressão Penitenciária “Prof. Ataliba Nogueira”.
Foram 317 atendimentos, com 2,5% de casos reativos para HIV, e 5,4% reativos para sífilis.