Aconteceu ontem, 11 de junho, de maneira híbrida, a reunião ordinária do Foaesp, contando com a participação das Ongs associadas e representantes do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. A estruturação das Ongs foi tema de destaque.
Entre os informes, a representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) contou que em breve contarão com sede em São Paulo; a representante do Instituto Vida Nova disse que estão abertas as inscrições para o concurso de Mister e Miss PVHA; a representante do Grupo Pela Vidda contou que a entidade conta com nova vice-presidente.
Sobre o tema do fortalecimento estrutural e organizacional das Ongs, a representante da Vitória Régia, pontuou sobre evento que participou, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que trouxe temas como reforma tributária, gestão financeira, estatutos, certificações para Ongs, entre outros temas.
A situação da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Aids) foi debatida na reunião. Eduardo Barbosa, do Mopaids e secretário político da Anaids, alertou sobre o trabalho de reorganização da entidade, após ruptura e desmobilização das Ongs.
Ainda foram discutidas questões sobre gestão, alocação de recursos, emendas, programa Brasil Saudável, e política de incentivo.
O programa estadual de IST/HIV/aids apresentou a situação da grade de medicamentos, com algumas alterações pontuais, como na dispensação de medicamentos pediátricos, e retardo na entrega de testes de sífilis e preservativos masculinos de 52 mm.
Os representantes das Ongs também discutiram sobre temas, como articulação entre estado e municípios, orçamento, especificidades locais, editais, e Casas de Apoio, por exemplo, que serão abordados no Fórum de Dirigentes de iST/HIV/Aids do estado de São Paulo, em agosto.