O Foaesp lamenta a morte de Gerson Fernando Pereira, médico epidemiologista e sanitarista, que foi diretor do então Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde durante o governo passado. Pereira estava no Ministério da Saúde desde 1984.

O destaque do trabalho de Gerson Pereira na direção do Departamento foi o compromisso, a dedicação e o apoio à sociedade civil em situação adversa e desafiadora da última gestão federal, agravada pela pandemia da Covid-19.

“O Gerson teve um papel fundamental na gestão passada. O Ministério da Saúde estava envolvido pelo negacionismo e o Gerson conseguiu que a gente não tivesse tanto retrocesso nessas políticas, se mantendo no cargo e combatendo mais retrocessos que poderiam ser ocasionados pelo negacionismo que existia dentro do governo passado”, destaca Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp.

O Foaesp presta solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de Gerson Pereira, defensor da saúde pública e do Sistema Único de Saúde, que foi vítima de complicações de uma pneumonia.

Na foto, de 2021, Gerson Pereira recebe, das mãos de Rodrigo Pinheiro, trabalho desenvolvido pela Rede Lusófona de Saúde Comunitária em relação a ações de advocacy em Hepatites Virais.