Aconteceu ontem, 18 de setembro, de maneira híbrida, a reunião ordinária do Foaesp, contando com a participação das Ongs associadas e representantes do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. Dezembro Vermelho e capacitações promovidas pelo Foaesp foram temas debatidos no encontro.

Nos informes, um dos destaques foi a participação da Rede de Jovens SP+ na reunião. A representante da Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv) contou sobre o projeto de prevenção realizado pela entidade e também falou sobre atualizações do programa Brasil Saudável que, após impasse, irá receber financiamento para a realização de oficinas no Congresso de Medicina Tropical, em novembro, na Paraíba.

As atividades, não só para o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, mas também para todo o mês de dezembro, o Dezembro Vermelho, foram amplamente discutidas pelos participantes. Foram debatidas quais estratégias e quais ações são mais eficientes para dar mais visibilidade à causa, em todo o estado.

Os participantes também debateram sobre as capacitações promovidas pelo Foaesp, em parceria com o Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), no dia 17 de setembro, sobre captação de recursos e compliance (leia aqui).

Os representantes das Ongs associadas puderam debater com os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids sobre a Reunião das Coordenações Municipais de IST/aids e Interlocuções Regionais dos Grupos de Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual de IST/aids de São Paulo, ocorrida no final de agosto. A avaliação foi positiva, com destaque para a nova metodologia dos grupos de trabalho.

Houve reclamações sobre a situação da grade de medicamentos, como o estoque baixo do medicamento darunavir, e a falta de preservativos internos e externos em Catanduva, por exemplo. Também foi debatida a questão do problema de logística, já discutido anteriormente, que causa falta de medicamento em maternidades paulistas para evitar que bebês nasçam infectados pelo HIV.