O Foaesp lamenta a morte de Padre Valeriano, ocorrida nesta madrugada, na Itália. Padre Valeriano foi grande incentivador e partícipe da história do Foaesp, sendo um dos fundadores do Fórum.
Padre Valeriano desenvolveu trabalho junto a crianças vivendo com HIV/aids em casas de apoio mantidas por ele, como a Casa Siloé e o Lar Betânia. De acordo com Eduardo Barbosa, do Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids) e do Grupo Pela Vidda, Padre Valeriano atuou de forma incisiva na divulgação de métodos preventivos.
Para o ativista, é fundamental manter a memória de Padre Valeriano. “Eu me recordo, com emoção, de uma celebração eucarística quando ele ergueu uma camisinha no momento da consagração. Padre Valeriano era muito além de seu tempo, não estava preso a amarras, sejam elas quais fossem”, pontua Barbosa.
Todo o pioneirismo de Padre Valeriano, a quebra de regras, o acolhimento, e a luta pelas pessoas que vivem com HIV/aids fazem com que ele esteja sempre do nosso lado. Padre Valeriano, presente!