O Ministério da Saúde (MS) divulgou, nesta segunda-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Boletim Epidemiológico HIV/aids 2025. 
A queda de 13% na mortalidade, de 10 mil em 2023, para 9,1 mil em 2024, o menor número em três décadas, e a eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública, foram celebradas pelos membros do MS.
Para Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, “hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública”, disse.
Foram anunciados também editais inéditos no total de R$ 9 milhões para organizações da sociedade civil.

De acordo com Liliana Mussi, vice-presidente do Foaesp, "o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2025 apresenta avanços importantes, como a eliminaçäo da transmissão vertical do HIV e a queda histórica da mortalidade por aids. São conquistas que mostram a capacidade do SUS e da política pública quando há continuidade, investimento e coordenação técnica", afirma. 

Liliana Mussi pondera que o Boletim revela um alerta importante. "O país ainda registra mais de 40 mil novos casos por ano e mais de 9 mil mortes relacionadas à Aids. Esses números mostram que, apesar do progresso, a epidemia permanece ativa, concentrada em populações vulneráveis e marcada por profundas desigualdades regionais. O grande desafio é sustentar as conquistas e ampliar o que ainda não alcançou. O boletim retrata um indicador que representa vidas reais e que a resposta ao HIV exige vigilância permanente, compromisso político e atuação integrada entre governo, sociedade civil e profissionais de saúde", conclui.
Veja o boletim na íntegra.