O Foaesp realizou ontem (18), reunião ordinária, contando com a participação das Ongs associadas e de representantes do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Conferência Aids 2026, Dezembro Vermelho e PrEP foram destaques.
Nos informes, Liliana Mussi, vice-presidente do Foaesp, comunicou que o Foaesp entrará em recesso no dia 22 de dezembro, com retorno das atividades no dia 20 de janeiro de 2026. A vice-presidente do Foaesp também informou sobre a expansão da dispensação da Profilaxia Pré- Exposição (PrEP) em Campinas, agora acontecendo em mais seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Também nos informes, foi discutida a questão da reorganização do Grupo de Trabalho (GT) Adolescência e Juventudes, principalmente para discussão da implementação da lei estadual 18061/24, que dispõe sobre a política de prevenção de ISTs/HIV/aids em jovens e adolescentes.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi destaque. Liliana Mussi e Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, estiveram em São Tomé e Príncipe e relataram as atividades nas quais participaram naquele país, e que foram organizadas pela Rede Lusófona de Saúde Comunitária.
Organizações e lideranças da CPLP discutiram estratégias para fortalecer ações de prevenção, governança participativa, cuidado comunitário e políticas públicas de saúde.
Em destaque, o Projeto +Mulheres, que contempla um conjunto de ações integradas, entre elas um diagnóstico participativo sobre barreiras e oportunidades de participação cidadã das mulheres e jovens em saúde, com enfoque nas desigualdades sociais, nas barreiras institucionais de acesso, nos obstáculos culturais, nos modelos de governança, e na capacidade de atuação política das mulheres.
Na ocasião, também foi discutida a realização do Congresso de Aids da CPLP, evento que aconteceu pela última vez em 2010. O encontro será realizado como pré-atividade da Conferência da International Aids Society (IAS), a Aids 2026, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2026.
Para Rodrigo Pinheiro, é muito importante a participação das organizações na Aids 2026 e o Foaesp está discutindo sobre a viabilização de recursos para que os representantes possam participar da Conferência, que conta com elevadas taxas de inscrição. Os representantes das Ongs puderam ser orientados sobre submissão de trabalhos e participação em atividades da Conferência, como a Aldeia Global (Global Village), por exemplo.
Em seguida, os participantes puderam compartilhar as experiências das organizações no Dezembro Vermelho. Larissa Brito, da Vitória Régia, de Ribeirão Preto, relatou como positiva intervenção que aconteceu em praça da cidade, com apresentação artística, distribuição de bolo e ações de conscientização.
Também foi destaque a ação em mídias sociais do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) com o compartilhamento de vídeos na campanha “Eu escolho vermelho”.
Por iniciativa da co-deputada Carolina Iara, da Bancada Feminista do Psol, aconteceu sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com diversas homenagens a atores da luta contra o HIV/aids, incluindo várias organizações e o Foaesp.
Os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids prestaram esclarecimentos sobre editais e relataram problemas no fornecimento de insumos e medicamentos, com baixas nos estoques. Ainda há impactos com a mudança da empresa transportadora, acontecida recentemente. 
Foram prestados esclarecimentos sobre as burocracias dos editais de projetos.
A PrEP injetável, ainda não disponível no Sistema Único de Saúde, esteve na pauta. Estão sendo realizadas preceptorias, com capacitações sobre estoque, preparo e técnicas de aplicação, por exemplo, para quando as tecnologias de prevenção estiverem disponíveis.
Também foi mostrado o panorama da implantação da PrEP oral no estado, desde 2018, com os avanços, dificuldades e perspectivas. Há crescimento contínuo, apesar de muitos desafios.