O Foaesp enviou, nesta quinta-feira (12), ofício à Coordenação geral de Vigilância das Hepatites Virais do Ministério da Saúde demonstrando preocupação com o recente aumento de casos de hepatite A no município de Ribeirão Preto.
A situação, relatada por organizações da sociedade civil e serviços de saúde daquele município, é motivo de preocupação pelo alto potencial de disseminação da hepatite A, especialmente em populações vulneráveis.
O Foaesp solicita medidas coordenadas e articuladas entre a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Ministério da Saúde, para o efetivo controle da transmissão e a proteção da população.
Entre as medidas prioritárias a serem adotadas estão o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica e a investigação de surtos e a ampliação das estratégias de prevenção;, entre outras.
Veja o ofício na íntegra.