O Foaesp realizou hoje (27), reunião ordinária, contando com a participação das Ongs associadas e de representantes do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. Na pauta, o Encontro Estadual das Ongs/aids (Eeong), edital, e mpox.
Nos informes, Ana Luiza Uwai, coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, contou que, a convite do Foaesp, participará de evento em Guiné Bissau. No evento, ela falará sobre políticas públicas de drogas, redução de danos, e a experiência com usuários de crack em São Paulo. Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, sinalizou a reaproximação do É de Lei com o Foaesp.
Maria Elisa Silva, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, falou sobre o encontro estadual, que acontecerá no início de março, e que em breve será realizado o evento nacional.
Rodrigo Pinheiro contou que o Foaesp completará 30 anos, e que estão previstas atividades especiais para a ocasião.
Sobre a Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Lia Mussi, da Oscip Terra das Andorinhas, disse que houve encontro no gabinete da deputada estadual Maria Lúcia Amary. Na pauta, atividades e ações da lei estadual sobre políticas de prevenção às IST/HIV/aids entre jovens e adolescentes. Outro tema debatido foi a criação de critérios para acesso à moradia para pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA).
Carla Diana, da Apiv, falou sobre o Coletivo Feminista Gabriela Leite, que está se filiando ao Foaesp. Carla, uma das lideranças do movimento, destaca a pluralidade do Gabriela Leite, que acolhe mulheres que vivem e convivem com HIV/aids, e que trabalha com questões do feminismo, da justiça social e pela garantia dos direitos das mulheres.
Rodrigo Pinheiro destacou a reunião para discussão da realização do Encontro Estadual de Ongs/aids (EEONG), que acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, em São Paulo. O tema do evento será “Fortalecendo o ativismo no estado de São Paulo” e foram apresentadas as propostas para as mesas do evento.
Os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids prestaram esclarecimentos sobre o edital, que ainda não foi assinado pelo Secretário de Estado da Saúde. Também foi relatado que a situação da dispensação de medicamentos e insumos está praticamente normalizada em todo o estado. Há reclamações sobre a falta de preservativos masculinos, e o problema já foi reportado ao Ministério da Saúde.
Os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids fizeram apresentação sobre o perfil do Mpox no estado de São Paulo, explicando sobre a doença, sobre o surto global em 2022, sobre a vacina, e também mostraram um painel de monitoramento da doença. Desde então, foram cerca de seis mil casos no estado, com três óbitos. 58% dos casos são de PVHA.
A próxima reunião ordinária do Foaesp acontece no dia 20 de março.