O Foaesp lamenta a perda de Juan Carlos Raxach, militante da luta contra o HIV/aids, coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), e que nos deixou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.
Natural de Cuba, o médico Raxach estabeleceu-se no Brasil há cerca de 30 anos. Uma das motivações da permanência foi o pioneirismo do nosso país por conta da oferta de tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) na rede pública de saúde.
Raxach esteve sempre em defesa dos direitos das PVHA, na luta pelo acesso universal à saúde, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), lutando contra o estigma e o preconceito.
O Foaesp presta condolências aos familiares, amigos e companheiros de luta de Juan Raxach. Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, destacou o ativismo e a militância de Raxach, lembrando que na última terça-feira participaram juntos de uma reunião.