O Foaesp realizou, na última sexta-feira (20), reunião ordinária, contando com a participação das Ongs associadas e de representantes do Programa de DST/aids do estado de São Paulo. Na pauta, financiamento, espaços de representação, envelhecimento, Eeong e saúde mental.
Liliana Mussi, vice-presidente do Foaesp, fez informe sobre o grupo de trabalho para implementação da lei estadual sobre políticas de prevenção às IST/HIV/aids entre jovens e adolescentes, que estão discutindo sobre ações e atividades, alinhando com as Secretarias de Saúde e de Educação e definindo os municípios.
A vice-presidente do Foaesp também demonstrou preocupação com a dispensação de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) no município de Campinas, pois mudanças na logística estão dificultando o acesso à estratégia.
Nos dias 6 e 7 de abril acontece, em São Paulo, encontro da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids). Liliana Mussi representará o Foaesp. Um dos dias será para a assembleia geral da entidade, e no outro dia será discutida a participação na Conferência Internacional de Aids, Aids 2026, evento da IAS (International Aids Society), que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho.
O Encontro Estadual de Ongs/aids (Eeong) acontecerá na capital paulista nos dias 16 e 17 de abril. Os palestrantes já foram convidados e em breve estará disponível a programação completa do evento.
Outro ponto abordado foi sobre os espaços de representação no Conselho Estadual de Saúde, para que haja participação mais ativa, não só no pleno, mas também nas comissões que integram o colegiado.
Os participantes também discutiram sobre questões de financiamento, sobre descentralização de recursos, editais, repasses do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Alexandre Gonçalves, do Departamento Estadual de DST/HIV/aids, contou sobre as providências tomadas no recente caso de quebra de sigilo sorológico em uma unidade de saúde de Ribeirão Preto.
O representante do Programa também esclareceu sobre problemas já reportados na logística da distribuição de insumos e medicamentos, que acontecem tanto por parte do Ministério da Saúde quanto da Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é que até o fim do mês a situação estará normalizada.
Alexandre Gonçalves mostrou um panorama dos cuidados em saúde mental nos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) do estado. Muitos serviços realizam ações em saúde mental, mas que ainda são muitos os desafios.
Luciano Scarpim, da Ong Fênix Jaboticabal, fez apresentação da entidade, mostrando o trabalho realizado com crianças em situação de vulnerabilidade no município. Carla Diana, apresentou o Coletivo Feminista Gabriela Leite, que acolhe mulheres que vivem e convivem com HIV/aids.
Na quinta-feira (19), os representantes das Ongs associadas ao Foaesp participaram da apresentação do projeto de pesquisa “Gestão do Cuidado das Pessoas Vivendo com HIV/Aids com 50+: Integralidade na Atenção ao Envelhecimento e Promoção da Qualidade de Vida no Estado de São Paulo” (PPSUS/Fapesp).